Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601
Design na Praça - Faça você mesmo (com os outros)

Design na Praça – Faça você mesmo (com os outros) I

Design na Praça – Faça você mesmo (com os outros) I

Design na praça é um encontro anual entre designers e o público, que acontece anualmente, na Urca. Estive na edição deste ano, que aconteceu  dia 23 de outubro, no Quadrado da Urca, recebendo um público estimado em 1000 pessoas. Na programação, havia exposições de quadros, fotografias, peças de design de profissionais cariocas, além de oficinas, música, e outras atividades que você pode conferir no site oficial. A proposta é promover interação e diálogo entre designers e os moradores da cidade.

Porém, para os profissionais de design e os interessados em conhecer melhor outros aspectos e possibilidades dessa profissão, o momento mais importante é o bate-papo com os convidados. O tema do papo este ano foi “Faça você mesmo (com os outros)”, uma adaptação colaborativa do lema do movimento punk. A conversa foi dividida em duas partes. Primeiro, cada convidado fez sua apresentação e falou de seus projetos. Depois, conversaram sobre os assuntos que foram mencionados nas apresentações, relacionados com o tema.

Nesse post compartilho as apresentações. São todas muito interessantes, e você conhecerá iniciativas livres, colaborativas, coletivos inovadores, propostas e ideias para uma nova forma de pensar o design e a própria sociedade. No próximo post compartilho o bate-papo entre os convidados.

Peço desculpas pela qualidade do áudio, gravei de um celular a uma certa distância. Também peço desculpas por ter perdido o arquivo da apresentação do pessoal do Norte Comum.

Confiram os áudios.

Bruno Tarin – Copyfight

Bruno Tarin é atualmente doutorando da Escola de Comunicação da UFRJ. É co-organizador com Adriano Belisário do Livro ” Copyfight: Pirataria & Cultura Livre” sobre o exercício da criatividade e a propriedade intelectual na contemporaneidade e também editor das revistas Lugar Comum e Global Brasil. Coordenador de Audiovisual do Ponto de Cultura Circo Voador, Articulador/Produtor do Pontão de Cultura Digital Circo Voador. Membro da Rede Universidade Nômade e colabora com diversas redes Ciber/Midiativistas. Participa ativamente dos debates relacionados com a propriedade intelectual e a economia criativa, a produção do comum e de políticas públicas de cultura – especialmente em relação com o digital.

Cintia Mendonça – Projeto Nuvem

Cinthia Mendonça – É idealizadora e gestora do projeto Nuvem – Estação Rural de Arte e Tecnologia: num contexto onde as cidades se tornam cada vez mais insustentáveis, ela acredita que um espaço rural é o ambiente mais apropriado para experiências transformadoras ligadas à sustentabilidade. A Nuvem proporciona diferentes programas de residencias e encontros, um deles é o Interactivos cuja a prática se instala com influências das premissas do Faça Você Mesmo (Do It Yourself) e Faça Com Os Outros (Do It With Others).

Samara Tanaka – Design Aberto

Samara Tanaka fala de iniciativas do design aberto no Morro do Alemão para solução de problemas sociais na comunidade.

Samara Tanaka é designer, baseada no Rio de Janeiro, formada pela Esdi e com mestrado pela Koeln International School of Design, na Alemanha. Atualmente trabalha com design estratégico para inovação na MJV e faz pesquisa e projetos independentes sobre inovação social. Faz parte do MECCA Rede, uma rede para compartilhamento de tecnologias sociais, onde anima o Design Aberto P2P.

Ricardo Dullius – Vandal

Ricardo Dullius é um jovem empreendedor, diretor criativo da Vandal – Power for Creation, empresa de e-comerce que imprime camisetas exclusivas com ilustrações de designers e artistas. Usa tecnologia de ponta e conceitua seu negócio da seguinte maneira: ” Acredito na liberdade criativa e na importância da experiência para que cada pessoa consiga criar e interagir melhor com os produtos que consome. Tornando a relação entre empresas e pessoa uma troca mais justa e interessante. www.vandal.com.br

Tatiana Altberg – Projeto Mão na Lata

Tatiana Altberg é fotógrafa e designer com ampla experiência em projetos ligados à fotografia e educação. Em 2003, criou o projeto Mão na Lata em parceria com a oscip Redes da Maré para jovens das comunidades da Maré.

Henrique Monnerat – Designoteca

LaDa: o Laboratório de Design e Antropologia

LaDa: o Laboratório de Design e Antropologia reúne dois ambientes institucionais, em design e em ciências sociais, a saber, a Esdi/UERJ através das professoras pesquisadoras Zoy Anastassakis (designer e antropóloga) e Barbara Szaniecki (designer) e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) através da professora pesquisadora Karina Kuschnir (antropóloga). No momento atual o LaDA se articula em torno de uma prática combinada entre extensão e pesquisa, tomando por tema e terreno de trabalho a região central da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, entre o Largo de São Francisco (onde se situa o IFCS) e o Largo da Lapa (ESDI). Entre pesquisa etnográfica, análise antropológica, pensamento prospectivo e ação projetual, buscamos perceber o lugar em que estamos e as relações que nele são tecidas, discutindo as potencialidades da cidade a partir de sua vida cotidiana. É nesse sentido e em outros possíveis que desejamos contribuir para o debate em torno do Faça Você Mesmo (com os outros).

Anna Dantes

Anna Dantes fala sobre projetos colaborativos de edição de livros e revistas.

Anna Dantes trabalha com livros desde 1988. Em 1994 abriu a Dantes Livraria que em 1997 se tornou editora. Desde então, é responsável por trabalhos de edição, tendo a pesquisa transdisciplinar como modelo. Foi curadora da exposição Glaziou e os jardins sinuosos, para o Ano França-Brasil, no JBRJ. Coordena o laboratório Setor X na Bibliotecas Parque de Manguinhos e da Rocinha, o selo Pipa Livros em gráficas da zona portuária do Rio e o selo Lábia gentil com a galeria de arte A Gentil Carioca. Estes, e mais projetos, estão no www.dantes.com.br. A experimentação entre formatos – livros de arte, bolso, dramaturgia, revistas, curadorias, exposições, moda, perfume – lhe legou uma trajetória ímpar no cenário.

Author Description

Kolaboradores

Kolabore você também com o blog: http://blog.kolaborativa.com/blog/

There are 1 comments. Add yours

  1. Pingback: Design na Praça discute design livre e outros temas | DesignLivre.org 2 de dezembro de 2013

    […] em geral todo ano no Rio de Janeiro. O tema desse ano foi Faça você mesmo (com os outros). As gravações estão disponíveis no Kolaborativa. Destaco as […]

Join the Conversation