Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601
Projetando a Experiência (UX)

Projetando a Experiência (UX)

projetando-experiencia

Olá Pessoal, esse é meu primeiro texto direto aqui no Kolaborativa. Primeiro uma breve explicação sobre meu trabalho. Sou Designer de Interface na Agência BR2, formado pela Impacta Tecnologia e pela ResetLab. Atuo no mercado há 4 anos, sempre em busca da evolução do design para a próxima etapa, pela melhoria na vida das pessoas, criando aplicativos e produtos que possam atender as necessidades do nosso dia-a-dia.

Quero começar falando um pouco do que é o tal do UX Design (User Xperience Design). É uma área da comunicação que abrange todos os aspectos da interação do usuário com a empresa, marca, seus serviços e produtos. É um assunto muito abordado entre os designers e gestores do meio digital e do design de produto, e atende a todos que buscam a melhoria dos seus serviços e uma melhorar  interação do usuário com seu produto, criando assim um sentido emocional nessa relação.

Quando falamos de projetar a experiência, dizemos que através de muitas análises, pesquisas, protótipos e testes, encontramos um fator comum, que agrada a um determinado público-alvo, as chamadas Personas. Aí alguns dizem que ninguém age igual, e a experiência vai ser sempre diferente. Mas é isso o que torna o projeto da UX tão importante durante o processo. Com a UX, a documentação criada nos mostra como os usuários reagem à interface e ao design e assim evitamos a abordagem da preferência pessoal. Todos os projetos podem cometer enganos, porém com essas técnicas podemos resolvê-los rapidamente.

É preciso esclarecer porque denominamos UX Designers. UX não significa uma profissão. UX  é um método, uma busca pela melhoria, extraindo de todos os produtos e serviços a experiência do usuário e essa experiência se torna um subproduto para desenhar uma interface. Não é um extra adicionado ao projeto e nem deve ser delegada a um responsável especifico, a experiência é a soma do efeito que o design e a interface causam em nós e tem que estar no projeto inteiro, tem que ser visto por todos os envolvidos. UX não é um cargo, é uma técnica, com foco na usabilidade e pertence ao patamar do Human Centered Design.

Author Description

Guilherme Gonzalez

Designer de Intefarce, sempre procurando proporcionar a você a melhor experiência, em todos os sentidos! Amante da Guinness e do bom e velho Rock'n Roll.

There are 1 comments. Add yours

  1. 7th outubro 2013 | Yuri Matheus says: Responder
    Muito show o artigo Guilherme. Espero ver mais artigos! Sucesso!

Join the Conversation