Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601
JAX-RS - Web Services Rest - Kolaborativa

JAX-RS – Web Services Rest

O JAX-RS é a especificação Java para o uso de Web Services Rest. O Rest, sigla de Transferência de Estado Representacional (ou Representational State Transfer em inglês) é um tipo de arquitetura para sistemas distribuídos. O Rest surgiu no ano de 2000 na tese de doutorado de Roy Fielding um dos autores do protocolo HTTP.

O Rest usa os verbos HTTP para executar suas operações: POST, GET, PUT e DELETE. Trabalha com três formatos de respostas: XML, JSON ou texto puro, e no caso do JAX-RS também retorna objeto java. Você pode durante a implementação de um serviço Rest definir quais desses três formatos de resposta você deseja que seu serviço retorne, podendo se apenas um ou os três formatos.

Existem duas implementações Rest em Java, o Jersey que é a implementação da Sun e o Resteasy que é a implementação da JBoss.

Agora indo ao código, veja o arquivo como fica web.xml usando o Resteasy:

 No código a seguir veremos a classe Java de servirá de exemplo para o nosso post, mas antes gostaria de colocar algumas antações que importantes na hora em que se está desenvolvendo um web service rest:

  • @Path – Usado para definir a url defualt na qual o seu serviço rest irá responder.

  • @Get – Usado para dizer que o seu serviço rest usará o método GET.

  • @Post – Usado para dizer que o seu serviço rest usará o método POST.

  • @Put – Usado para dizer que o seu serviço rest usará o método PUT.

  • @Delete – Usado para dizer que o seu serviço rest usará o método DELETE.

  • @Prouces – Usado para dizer em quais os formatos que o serviço rest irá retornar.

  • @PathParam – Usado para especificar os parâmetros do seu serviço rest.

  • @Consumes – Usado para dizer em quais formatos os parâmetros poderão ser passados para o serviço.

Veja abaixo uma classe de exemplo de Web Service Rest:

Author Description

Rodrigo Amora

Formado em Sistemas de Informação pela Unigranrio e pós-graduado em Engenharia de Software pela UFRJ, trabalha desde de 2009 com Desenvolvimento Web e desde 2011 com Desenvolvimento Mobile. Trabalha desenvolvendo em diversas linguagens como: Java, Ruby, PHP, Python, Javascript e Objective-C.

Nenhum comentário ainda.

Join the Conversation