É difícil entender o que é design think?

Ouvimos dizer que o segmento de designers pode ser considerado como um dos mais criativos, inovadores e resolutivos.

Pois é, imaginamos designer como: profissional que cuida da aparência – de dar uma cara diferente ao que já existe. Mas, na verdade, o designer é um constante incomodado e estudioso do que pode ser melhor no tocante a estética e usabilidade, sendo criador de coisas que sequer existem – é um criador criativo.

Precisamos fugir do conceito de que o designer é aquele que traça e executa o embelezamento estético. Não sei se todos concordam, mas o que podemos afirmar é que os designeres são pessoas de mente aberta.

Percebemos que há modismos em muitas áreas e nomenclaturas diferentes para explicar o que já se faz mas não se sabe que tem um nome pomposo ou internacionalizado.

Hoje em dia ouvimos falar em Design Think e já entendemos que o designer pensa, mas pensar não é nenhum modismo, não é mesmo?!

Para entender um pouco sobre design think há muitos textos e embasamentos desde Herbert A. Simon, passando pela Escola Alemã de Bauhaus, chegando a Roger Martin até as informações possíveis encontradas na internet.

O que chama a atenção é que o termo design think não é exclusividade de designer, mas sim de todos que possibiltam o equilíbrio entre o produto ou serviço, a criatividade invadora e a necessidade do usuário/cliente.

Analise, inove, crie, busque soluções. Pense! Pense fora da caixa!

Fontes:

Entrevista com Roger Martin sobre design thinking

Origem do termo Design Thinking

Author Description

miquillina

Administradora da Agencia X4.

There are 1 comments. Add yours

  1. 7th junho 2013 | Jorge Cardoso says: Responder
    Perfeito, E admiro grandes nomes do design thinking... Steve Jobs e Oscar Niemeier

Join the Conversation