A Educação do Terceiro Milênio

Objeto de aprendizagem (OA), é uma unidade de instrução/ensino reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, objetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por “qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias“.

Na educação do séc. XXI, tecnologicamente já são criados, produzidos e publicados muitos objetos educacionais digitais, visando cada vez mais aprimorar e facilitar a vida, aprendizado, organização e planejamentos de professores e estudantes. Na Era da Informação, cada vez mais, “de mamando a caducando”, adultos e crianças interagem com dispositivos. Os mais novos, muito mais e com mais frequência  que os com mais experiência de vida. Certos danadinhos(as), já dão até aulas para adultos de funcionamento e utilidades nos gadgets.

São muitos os objetos e ambientes desenvolvidos  para facilitar a vida de quem quer aprender, como redes sociais, comunidades, plataformas, softwares, hardwares, apps, games online e offline. São materiais desenvolvidos com um alto padrão, para deixarem a educação mais atraente, envolvente, interessante, divertida e responsável.

Dentro de todo esse contexto, os professores sempre serão a Alma, a Vida e a Responsabilidade por conduzir e direcionar conteúdos aos aprendizes.

O EAD (Ensino à Distancia) , individual e corporativo é oferecido por diversas instituições de ensino, por isso certifique-se sempre de onde irá fazer um curso para não estar dando “murros em ponta de faca”. Mesmo sendo indicado por pessoas conhecidas, pesquise sempre por exemplo, a reputação e referências da Instituição escolhida, materiais, metodologias, conteúdos, históricos dela e do curso, contratos, reclamações em Procons, preços, etc.

Aplicativos educacionais também são encontrados para downloads nas Stores do Google, Apple, Windows, Facebook e uma infinidade de canais do YouTube podem vir a enriquecer ainda mais o conhecimento. É só acessar um navegador e pesquisar  no sistema de busca pelos assuntos e disciplinas desejadas,  que aparecem milhares de opções,  desde universidades especializadas em diversas áreas do conhecimento, escolas de idiomas, renomadas e reconhecidas nacionalmente e mundialmente, até especializadas em concursos públicos, culinária, moda, etc… como também outras que nunca se ouviram falar.

Os objetos educacionais digitais, como hardwares e softwares, portais e plataformas,  cobrem diversas modalidades de ensino: presencial, híbrida ou a distância e  diversos campos de atuação: educação formal, corporativa ou informal. Devem reunir várias características, como durabilidade, facilidade para atualização e edições, flexibilidade, interoperabilidade, modularidade, portabilidade, entre outras. Eles ainda apresentam-se como unidades autoconsistentes de pequena extensão e fácil manipulação, passíveis de combinação com outros objetos educacionais ou qualquer outra mídia digital (vídeos, imagens, áudios, textos, gráficos, tabelas, tutoriais, aplicações, mapas, jogos educacionais, animações, infográficos, páginas web) por meio da hiperligação. Além disso, um objeto de aprendizagem pode ter usos variados, seu conteúdo pode ser alterado ou reagregado, e ainda ter sua interface e seu layout modificado para ser adaptado a outros módulos ou cursos. No âmbito técnico, eles são estruturas autocontidas em sua grande maioria, mas também contidas, que, armazenados em repositórios, estão marcadas por identificadores denominados metadados“.

Alguns exemplos brasileiros de construção de objetos de aprendizagem para a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) e ensino Superior, são a FTD Editora,  a Fábrica Virtual do RIVED, o Portal do Professor dentre outras.

A Editora FTD, conta agora com uma série de objetos educacionais digitais que deixam as aulas ainda mais dinâmicas. São vídeos pedagógicos, infográficos interativos, simulações, realidade aumentada que combinam elementos virtuais com o ambiente real, interatividades e processamento em tempo real, mostrando o objeto do estudo em três dimensões (3D), além de games educativos. E, para o planejamento das aulas, fornece ao professor  ferramentas, como o gerenciador de atividades, simulados e provas, além de sugestões de plano de curso e projeto de formação e atualização pedagógica de professores.

Os Ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) proporcionam a criação e hospedagem de aulas e participação em cursos online.
São Plataformas educacionais onde são produzidos e disponibilizados conteúdos, oferecendo diversos recursos e ferramentas para interatividade de professores e aprendizes, como as plataformas Moodle, REDU, EZLEARN, eleYa, e muitas outras. Tem também uma muito interessante, onde podemos ensinar o que melhor sabemos fazer, a Easy Aula.

E para os alunos se organizarem, podem ser utilizados diversos recursos gratuitamente como Comunidades Exclusivas, páginas no Facebook, Google Plus, Grupos, Google Drive, Dropbox, SkyDrive, Slideshare, e outros com compartilhamento e armazenamento de documentos,trabalhos, apresentações, fotos, vídeos, aulas, etc. Hangout, Skype e outros chats que dão os recursos de vídeo conferências, possibilitando aprendizado dinâmico e em tempo real com muitas pessoas e professores no Mundo.

Bem, são muitas as opções, mas sempre tenhamos alguns critérios na hora de escolher  professores, ambientes virtuais de aprendizagem e principalmente os conteúdos, pois são muitas boas fontes de confiança, como também existem muitas fontes furadas. E se você tiver mais sugestões, deixe seus comentários, vamos aprender sempre mais juntos!

Author Description

Denis Ekermann

Formado em Cursos Tecnólogos nas áreas de Telecomunicação e Computação , está graduando em Licenciatura em Computação pelo IFBA-BA. Experiência profissional na Oi, GVT, Embratel , Claro, Honda Motors . Atualmente representa e gerencia projetos Cloud Computing através da Empresa QiNetwork, autorizada Google Apps for Business no Estado da Bahia, realizando vendas, suportes e treinamentos para as soluções. Representa também a Empresa App Mobile, vendendo e desenvolvendo aplicações com diversas funcionalidades e interatividade para Marketing Mobile de diversos segmentos , em HTML5 e nos Sistemas Operacionais Aindroid e iOS.

Nenhum comentário ainda.

Join the Conversation