Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601
Aprenda a criar partições virtuais criptografadas - Kolaborativa

Aprenda a criar partições virtuais criptografadas

Nesse post vou falar como criptografar seus arquivos privados, a fim de impedir o acesso de qualquer pessoa não autorizada através do programa “Truecrypt”.

Truecrypt é um programa multiplataforma que atende a usuários do Windows, Mac e Linux. Ele cria volumes criptografados que podem ser montados como unidades virtuais no seu computador ou no seu HD externo ou pendrive.

Eu sou um usuário deste programa e ele atende perfeitamente as minhas necessidades.

Então vamos por a mão na massa:

Primeiro, baixe o arquivo instalador neste link, conforme o seu Sistema Operacional:

http://www.truecrypt.org/downloads

Vou fazer primeiramente o passo a passo de como instalar no Windows. Eu sou usuário do Ubuntu 12.04 / Linux. Para estes usuários, o tutorial é bastante semelhante, diferenciando apenas o início da instalação.

No seu Windows, execute o arquivo TrueCrypt Setup 7.1a.exe

Irá aparecer esta tela:

Aceite os termos da licença e clique em “Next”.

Clique em “Install”.

Abaixo estão descritas algumas personalizações. Eu, por exemplo, marquei todas. Após, clique em “Install”.

Pronto! O Truecrypt está instalado na sua máquina.

Acesse este link para obter a tradução para o português: http://www.truecrypt.org/localizations

Descompacte o arquivo “XML” baixado e cole na pasta onde vc instalou o Truecrypt.

Agora execute o Truecrypt. Clique em “Criar volume”:

Clique na primeira opção: “Crie um recipiente de arquivo criptografado”.

Irá aparecer a opção para vc procurar o volume. Nesse passo, vc deve selecionar um arquivo do seu computador onde será a partição criptografada do Truecrypt. Para isso, eu fiz o seguinte:

Abri o bloco de notas e salvei um arquivo chamado “filme.avi”. Este arquivo será a partição do Truecrypt. Caso uma pessoa visualize este arquivo, ela vai pensar que é um arquivo de vídeo, mas na verdade, é o arquivo de partição do Truecrypt. Adicione este arquivo e clique em avançar.

Irá aparecer a tela acima, onde estão selecionados os algoritmos de criptografia e de hash padrões. Se vc não sabe o que é isso, clique em avançar.

Defina o tamanho da sua partição que será usada no Truecrypt. Eu defini 2mb, somente para ser usada como exemplo.

Defina a senha para acesso à partição.

Formate a unidade. Irá aparecer a caixa de texto, informando que o arquivo será apagado. Selecione “OK”.

Pronto, o seu volume foi criado com sucesso. Se vc clicar com o botão direito no arquivo e ir em propriedades, vai ver que o arquivo tem o tamanho que vc selecionou, ao criar a partição no Truecrypt.

Saia do programa e entre novamente. Na tela inicial do programa, selecione uma partição. Em seguida, vá na opção “Arquivo…”. Selecione o arquivo da sua partição. No meu caso, eu fiz o arquivo “filme.avi”.

Clique em “Montar”. Digite sua senha do Truecrypt.

Observe que foi montada uma partição no Windows Explorer. Essa é a partição onde vc poderá colocar seus arquivos privados. Ela só poderá ser acessada através da senha que vc criou. Uma dica é esconder este arquivo em um lugar pouco acessível do seu computador. Dessa forma, será mais difícil alguém ter acesso.

No linux a instalação é diferente. Baixe o arquivo de instalação e descompacte-o na sua pasta pessoal. Abra o arquivo no terminal, conforme a figura abaixo:

Clique em “Install Truecrypt”.

Aceite os termos.

Clique em OK.

Clique “Enter” para sair. O Truecrypt está instalado. Não há tradução para o português para a versão Linux deste programa. Se vc executá-lo, irá aparecer esta tela:

Observe que em vez de ter letras nos Slots, há números. Esta diferença não interfere em nada quanto ao funcionamento do programa.

Para concluir, eu uso este programa no meu laptop e no meu HD externo. É muito fácil de usar e, ao mesmo tempo, muito útil. Não se assustem com o tamanho do tutorial, pois eu tentei colocar de uma forma bem explicada.

Até mais.

Author Description

dukountra

Nenhum comentário ainda.

Join the Conversation