Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601
Instalando o Meteor no Ubuntu 12.04 - Kolaborativa

Instalando o Meteor no Ubuntu 12.04

Aqui vai uma ótima dica para os desenvolvedores que estão procurando um framework Javascript de desenvolvimento rápido para aplicações em tempo real.

O Meteor é uma plataforma de código aberto para a construção de aplicações web de alta qualidade em uma fração do tempo, mesmo para um desenvolvedor especialista ou apenas alguém que está começando.

O Meteor possui em sua base algumas tecnologias que nos permitem criar um aplicativo completo usando apenas JavaScript. Isso mesmo! tanto no lado servidor(server-side) usando o Nodejs para isso, quanto no lado cliente(client-side).

A criação de aplicativos para navegadores web é facilitada pois sincroniza automaticamente os dados entre clientes e servidor.

Agora vamos a alguns dados importantes para todo desenvolvedor:
O Meteor está sob uma licença MIT, ou seja ela permite a reutilização de software licenciado em programas livres ou proprietários. Ele usa o Node.js para servir código e conteúdo web e a API MongoDB para gerenciar a base de dados.

Bem, se você está convencido que vale a pena testar o Meteor e dar uma chance, então chega de papo e vamos botar a mão-na-massa!

Instalação do Meteor no Ubuntu 12.04:

Primeiro vamos instalar o NodeJS:

Agora instalamos o Meteor apartir do script oficial:

Muito fácil! agora podemos realmente testar o Meteor!

Primeiro criamos uma aplicação de teste:

Entramos na pasta da nossa aplicação:

Iniciamos o meteor apartir da aplicação criada:

Agora para acessar no navegador é só usar a url http://localhost:3000

Pronto! agora você pode começar a brincar com o Meteor, sei que o tutorial foi basicamente sobre a instalação, mas não vou deixar vocês sem nenhuma referência, aqui vão alguns links que vocês podem encontrar um norte para começar o desenvolvimento com o Meteor!

Site Oficial do Meteor
Repositório no GitHub
Meteor Screencast

Considerações finais:

Apesar de ser um framework muito novo, o Meteor tem um potencial imenso. Alguns desenvolvedores acham ele muito mágico, e por causa disso desconfiam o que realmente ele faz por de baixo da abstração, eu pessoalmente acho que tudo que envolve o Javascript tem seu lado mágico, e acho que isso é o que faz ele especial! 😀

Author Description

dodilei

Dizem que falo comendo as palavras, mas o que gosto de comer é um bom paniqueijo! além de OpenSource, Linux, Python e Javascript! :D

Nenhum comentário ainda.

Join the Conversation