Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601
20 dicas a fazer após a instalação do Ubuntu 12.04 - Kolaborativa

20 dicas a fazer após a instalação do Ubuntu 12.04

Bem pessoal, hoje trago para vocês 20 dicas sobre o que fazer após a instalação do Ubuntu 12.04 LTS. (O Ubuntu já está na versão 12.10, mas preferi postar sobre a versão com suporte a longo prazo. A maioria das dicas funcionam também para a versão 12.10.) O objetivo desse post não é de forma alguma estabelecer um “Ubuntu perfeito”, mas sim, divulgar alguns programas simples e úteis para diversas coisas que você possa fazer no computador. Todos os programas abaixo eu utilizo e atenderam perfeitamente as minhas necessidades. Vamos lá:

Gnome Shell

Para quem não gosta do Unity (eu, por exemplo), há a opção de instalar este ambiente de desktop. Na minha opinião, ele é muito mais intuitivo e prático que o Unity. Para instalá-lo, copie e cole no terminal:

Após a instalação, reinicie a sessão e selecione “Gnome”.

Ubuntu Tweak

Com este aplicativo instalado, é possível disponibilizar os botões “minimizar” e “maximizar” no canto superior direito. Para instalar, copie e cole no terminal:

Após instalá-lo, abra o aplicativo e vá em “janelas” e selecione as opções “minimizar” e “maximizar”. O aplicativo apresenta também opções para personalizar o visual do seu computador conforme você queira.
No meu caso, eu gosto do tema de ícones “faenza” e o Gnome Tweak Tool não o disponibiliza por padrão. Para instalá-lo, copie e cole o código abaixo no terminal:

Logo após, abra o Gnome Tweak Tool novamente e ele estará disponibilizado para uso.

Synaptic

Este gerenciador de pacotes de instalação não vem por padrão no Ubuntu 12.04. Apesar de achar que instalar pelo terminal é mais prático, ainda possuo instalador este gerenciador na minha máquina a fim de casualmente procurar uma extensão relacionada à algum programa. Para Instalá-lo, copie e cole no terminal:

Ubuntu Restricted Extras

Este pacote é fundamental, pois disponibiliza para instalação o Flash e vários codecs de áudio e vídeo. Para instalar, copie e cole no terminal:

SMPlayer

Excelente player de vídeo. Apresenta inúmeras funções úteis, além de ser extremamente fácil de se mexer. É o meu player padrão. Para instalar, copie e cole no terminal:

Cheese

É um software fácil para tirar fotos e fazer vídeos com sua webcam. Para instalar, copie e cole no terminal:

Gimp

É um programa destinado à edição de imagens. Não precisa ser um profissional para poder usá-lo. Contém uma interface extremamente amigável para iniciantes. Vale a pena ter em seu computador. Para instalar, copie e cole no seu terminal:

Não trabalho com design, mas teve um dia que precisei utilizá-lo. Até postei um tutorial: Criando imagens com fundo transparente

Drive de impressora

O Ubuntu 12.04 é bastante versátil com relação à compatibilidade com impressoras. Em geral, ele já reconhece boa parte das impressoras. Caso você tenha uma impressora que não é reconhecida diretamente pelo sistema, será preciso instalar drives adicionais. Segue abaixo uma dica para instalar drives de impressoras HP. Copie e cole no seu terminal:

Parcellite

Acessório extremamente útil para diversas tarefas a serem feitas no computador. Este aplicativo memoriza os últimos textos que você copiou. Para instalá-lo copie e cole no terminal:

Para poder visualizá-lo, encoste o ponteiro do mouse no canto inferior direito.

Downloadhelper

Extensão do Firefox usada para baixar vídeos do youtube. Muito simples de mexer. Para instalá-la, abra o Firefox e procure em “complementos”. Após achar, clique em “instalar”.

Downthemall

É um gerenciador e acelerador de downloads do Firefox. Possui inúmeras funções úteis como pausar o download e limitar o número de download simultâneos. Disponibiliza também uma integração com o Downloadhelper, ou seja, é possível baixar vídeos do youtube pelo Downthemall. Para instalá-la, abra o Firefox e procure em “complementos”. Após achar, clique em “instalar”.

Google Chrome

Na minha opinião, é o navegador mais rápido e prático que conheço. É a minha segunda opção de navegador, ficando atrás do Firefox, devido aos diversos complementos que o Firefox disponibiliza. Enfim, vale a pena ter instalado em seu computador. Para instalar, copie e cole no terminal:

Google2srt

Programa para baixar legendas do youtube. Para saber mais vá em Google2srt

Pidgin

Comunicador instantâneo que serve para MSN, Facebook, Google Talk e outros sistemas. Para instalar, copie e cole no terminal:

Transmission

É o cliente bittorrent do Ubuntu. Muito prático e intuitivo para pessoas que nunca ou não tem costume de baixar torrent. Para instalar, copie e cole no terminal:

Virtualbox

Permite que você crie várias máquinas virtuais em seu computador. É útil para testes e até mesmo rodar programas que não rodem no Linux. Para instalar vá em https://www.virtualbox.org/wiki/Linux_Downloads e escolha o download de acordo com a sua máquina.

Wine

Uma boa opção para quem precisa dos seus programas Windows rodando no Linux. Atualmente, não roda todos os programas, mas já é possível até mesmo rodar o Microsoft Office 2010 no Linux. Além disso, possui um bom suporte a jogos, podendo instalar o Ragnarok, por exemplo.
Para instalar, copie e cole no terminal:

FF Multi Converter

É um conversor de vídeo bem versátil. Permite converter arquivos em MPEG2 (formato que roda em grande parte dos DVD Players), em OGG e OGV (formatos abertos, muito úteis a desenvolvedores) e também outros formatos. Para instalar, copie e cole no terminal:

Truecrypt

Excelente programa para criptografar arquivos e pastas confidenciais em seu computador. Para saber mais, leia este tutorial.

Java

Indispensável para quem acessa contas de banco (Banco do Brasil, Santander, etc…) pela internet. Para instalar, copie e cole no terminal:

Concluindo, espero que essas dicas tenha ajudado você. Fique a vontade para comentar sobre alguma outra dica que poderia estar neste post.

Valeu

Author Description

dukountra

There are 8 comments. Add yours

  1. 17th novembro 2012 | Jander says: Responder
    Ótimas dicas , grato !
  2. 29th novembro 2012 | Dodilei says: Responder
    Um outro programa que pode ser adicionado a essa lista é o pyRenamer que é um programa que permite renomear arquivos, músicas e imagens em lote de forma descomplicada.
  3. 11th janeiro 2013 | Victor Magalhaes says: Responder
    gostei das dicas...
  4. 11th janeiro 2013 | Marcos Antonio Ferreira Junior says: Responder
    onde localizo o terminal do 12.10
  5. 14th janeiro 2013 | ORL01 says: Responder
    como faço para acessar os programas instalados no ubuntu que não aprecem em nenhum local visualizável?
    • 14th fevereiro 2013 | Tech4Noobs says: Responder
      encoste o ponteiro do mouse no canto esquerdo e irá aparecer a barra do Unity.

Join the Conversation