Webcam nativamente com HTML5 e GetUserMedia no Firefox Nightly Ubuntu 12.04

Isso mesmo pessoal! venho trazendo essa novidade que todos desenvolvedores antenados no HTML5 estavam esperando: o GetUserMedia no Firefox! webcam no browser.

Agora acessar webcam sem a necessidade de flash ou java já é real, e no Firefox Nightly já podemos ter esse gostinho bastando apenas habilitar o acesso que ainda está em fase de testes.

Para quem não sabe, a versão Firefox Nightly é a versão em desenvolvimento do navegador Firefox que contém sempre os recursos mais atuais para propósito de testes, porém não é uma versão estável para produção. Para saber mais leia o post conhecendo-as-versoes-do-firefox-nightly-aurora-beta-e-estavel.

No presente momento que escrevo esse tutorial, o Firefox Nightly que tenho instalado é a versão 17. Eu vou cobrir a instalação no Ubuntu 12.04 através do PPA.

Para instalar no Ubuntu 12.04:

Pronto! agora já temos o Firefox Nightly instalado, basta apenas habilitar acesso ao webcam.
Na barra de endereço digite:

Irá aparecer uma mensagem de alerta avisando para ter cuidado com as customizações, como a imagem abaixo:

Clique no botão “I’ll be careful, I promise!” e confirme.
Irá aparecer uma tela com uma busca e então digite:

Ele irá encontrar o media.navigator.enabled e no campo Value vai estar com o valor false, dê um duplo clique e seu valor mudará para true.
Agora reinicie o Firefox e estará pronto para usar!

A Mozilla tem uma página para testar esse recurso – AQUI

Para quem quer aprender mais sobre o GetUserMedia segue esse ótimo post do html5rocks.
Vale lembrar que por enquanto o GetUserMedia no Firefox é muito básico e não têm qualquer recurso de autorização, como no Chrome ou Opera. Mas já podemos ver que o futuro nos aguarda e que o fim do Flash está próximo! para a noooooooooooooossa alegriaaaaaaaaaaaaaa!

Valeu pessoal!

Author Description

dodilei

Dizem que falo comendo as palavras, mas o que gosto de comer é um bom paniqueijo! além de OpenSource, Linux, Python e Javascript! :D

Nenhum comentário ainda.

Join the Conversation