Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601
Instalação do Microsoft Office 2010 no ubuntu 11.10 com Wine 1.4 - Kolaborativa

Instalação do Microsoft Office 2010 no ubuntu 11.10 com Wine 1.4

Bem, pra quem é ligado no mundo do software livre, sabe que recentemente tivemos a notícia de que saiu o novo Wine 1.4, e que sua compatibilidade com os programas do Microsoft Windows estaria tão boa, que ele até mesmo suportava o MS Office 2010.

Eu não uso o MS Office, mas me deparei com uma situação na família de que precisavam de alguns programas do Office.

Pois bem, fui me aventurar a fazer essa instalação e ao iniciar minhas pesquisas me deparei com um fato no mínimo inusitado… Existem muitos posts falando de como o Wine 1.4 é maravilhoso e como roda até mesmo o MS Office 2010, e coisa e tal, mas nada de tutorial explicando como se faz isso.

Quem já tentou mexer no Wine já percebeu que a tarefa não é lá das mais simples, e como nós aqui do Tech4noobs dizemos, faltou um tutorial “4noobs” então resolvi fazer um e postar aqui.

Quem quiser saber mais sobre o projeto, dá uma lida na wiki oficial do Wine em português

Vamos ao tutorial:

1º) Vamos desinstalar qualquer versão anterior do Wine: (Se você sabe que nunca possuiu o Wine instalado em sua máquina, pode pular para o 2º passo)

a)Isso será feito usando abrindo o seu terminal com o atalho do teclado Ctrl + Alt + T

b)Digite no terminal o seguinte comando:

  • Caso receba a informação de que o wine não está instalado, tente o comando:

  • Se ainda assim receber a informação de que o wine não está instalado, é porque realmente ele não está aí.
  • Se o wine estiver instalado, um desses comandos irá desinstalar o wine da sua máquina.

c) Apague a pasta oculta do wine (Esse procedimento deve ser feito apenas, caso no passo anterior o comando do terminal informou que desinstalou o wine, pois se você não tinha o wine instalado antes, essa pasta obviamente não existirá)

  • Abra o seu navegador de pastas (como por exemplo o nautilus) e acesse a sua pasta pessoal (a que tem o nome do seu usuário)
  • Use o atalho no teclado Ctrl + H para que o navegador de pastas passe a exibir os arquivos e pastas ocultos. Esses arquivos possuem um ponto antes do nome. (exemplo: .local)
  • Agora que você consegue ver as pastas e os arquivos ocultos, apague a pasta chamada .wine (de preferência com o atalho Shift + Delete)

2º)Instalar a versão mais recente do Wine (atualmente é a versão 1.4)

Digite a seguinte sequência de comandos:

  • Para adicionar o repositório do wine

  • Para atualizar seus repositórios

  • Para de fato instalar o wine1.4
Obs: No comando o nome do pacote é wine1.3 mesmo. Mas se você duvida de que ele instalou a versão 1.4, após a instalação digite o seguinte comando para saber a versão do seu wine:

E veja por si mesmo, que realmente é estranho, mas é assim. 😀

3º) Instalar dependências com o Winetricks.

Junto com a instalação do seu Wine vem um programa auxiliar chamado Winetricks. Procure ele na sua  lista de programas, e abra o winetricks, ou digite no terminal exatamente o nome dele:

Tanto faz a forma, pois as duas abrem o programa.

a)Deixe essa opção que já veio marcada, chamada “Select the default wineprefix” e clique no botão OK, que está logo abaixo.

b)Selecione agora a opção “Install a Windows DLL or component” e novamente clique em OK.

c)AGORA MUITA ATENÇÃO! Selecione 2 opções para efetuar a instalação. São elas o dotnet20 e o msxml6.

Obs: coloquei duas imagens porque as opções estão bem distantes uma da outra, por tanto use a barra de rolagem para encontrar as opções. É só se guiar pela ordem alfabética que não tem erro.

  • Prossiga com a instalação pelo assistente do dotnet 2.0 clicando no botão Avançar.
  • Marque  a caixa “Aceito os termos do contrato de licença” e clique no botão Instalar
  • Aguarde um momento até a instalação ser concluída, até que apareça a tela informando “Instalação concluída” e clique no botão Concluir
  • Agora vai aparecer o assistente para instalar o msxml6. Atenção que provavelmente ele será exibido em inglês. Clique no botão Next para prosseguir
  • Marque a caixa “I accept the terms in the license agreement” e clique no botão Next para prosseguir
  • Na tela “Registration information” coloque pelo menos o nome preenchendo o campo “Name”. A opção Company (empresa) é opcional, e depois clique no botão Next para prosseguir.
  • Na tela “Ready to Install the Program” apenas clique no botão Install.
  • Pronto, a instalação está completa. Agora clique no botão Finish para finalizar o assistente de instalação do msxml6.

d)Instalar as fontes do Windows

  • O Winetricks retornará para a segunda tela (já dentro da opção “Select the default wine prefix”), mas dessa vez marque a opção “Install a font” e clique no botão OK para prosseguir.
  • Na tela seguinte marque a opção “corefonts” e clique no botão OK para realizar a instalação.

e)Configurações do Wine

  • O Winetricks retornará para a segunda tela (já dentro da opção “Select the default wine prefix”), e dessa vez marque a opção “Run winecfg” e clique no botão OK
  • Clique na aba “bibliotecas” e verá a biblioteca “*msxml6” (assim mesmo com *) já instalada e configurada com as características “(nativa, embutida)”
  • Com a biblioteca “*msxml6” marcada clique no botão editar que está a direita e quando aparecer a janela chamada “Editar Substituição” marque a opção “Nativa (Windows)” e clique no botão OK
  • No campo a cima chamado “Nova substituição para a biblioteca” clique na seta ao lado para mostrar as opções e digite o nome da biblioteca “gdiplus” e clique no botão adicionar
  • Selecione a biblioteca “gdiplus” e clique no botão editar. Será exibida novamente a janela “Editar substituição”, e deve ser marcada a opção “Nativa (Windows)” e clique no botão OK
  • Novamente no campo a cima “Nova substituição para a biblioteca” clique novamente na seta ao lado,e  quando exibir as opções digite o nome da biblioteca “riched20” e após selecioná-la clique no botão Adicionar
  • Selecione agora a biblioteca “riched20”, clique no botão Editar e também marque a opção “Nativa (Windows)” e clique em ok
  • Verifique se sua janela ficou da forma correta, como na imagem abaixo, e clique no botão OK

Quando a janela do Winetricks retornar exibindo suas opções, apenas clique no botão CANCELAR, pois a configuração do Wine está concluída. Agora você já pode instalar de fato o Microsoft Office 2010.

4) Instalação do Microsoft Office 2010

a)Agora acesse o DVD de instalação ou a ISO ou o instalador que você tiver do office como se estivesse no Windows. Provavelmente você encontrará um arquivo com nome setup.exe. Clique com o botão direito sobre ele, e passe o mouse sobre a opção “Abrir com” e clique na opção “Carregador de aplicativos Windows Wine” e instalação iniciará como se fosse no windows.

Aí quem já instalou programas no Windows algum dia já sabe, e quem não fez isso ainda, tenta fazer mesmo assim. É praticamente clicar Next  (Próximo) sempre. Mas se alguém conseguir tudo o que eu expliquei mas não consegue instalar por qualquer motivo comenta aqui no post que eu ajudo.

Se conseguir também por favor comente dizendo que foi tudo ok.

Eu me empolguei com o Wine agora, e vou tentar instalar o pacote adobe. Se eu conseguir eu posto aqui também, galera.

Abraços pessoal!

Author Description

hiper4tivo

Tão hiperativo que começou a preencher isso aqui e...

There are 71 comments. Add yours

  1. 14th abril 2012 | Lucio Sales says: Responder
    Já que tu és hiper ativo vou lançar um desafio. Faz muito tempo que tento fazer funcionar o jogo GP4 pelo wine de forma completa como no Windows. Mas não consigo. No wine ele só aciona o arquivo gp4.exe mas não funcionam os controles completos do jogo. Daí quando se termina um treino ele trava e não passa para a corrida ou o warmap. O arquivo que usamos no windows para funcionar todos os recursos do jogo é o GPxPatch.exe, mas pelo wine não consigo fazer ele funcionar.
    • 17th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
       Prometo tentar! Se não conseguir diretamente com o wine, tentarei também com o PlayOnLinux Tá na lista!
      • 3rd maio 2012 | Jonas says: Responder
        Instalando Office 2010 no Ubuntu 12.04 LTS 64bits Amigos Ubunteiros com sistema 64 bits,Utilizei o Office 2010 versão em 64 bits instalando pelo Playonlinux.Se vc têm somente os arquivos e o executável, verifique se ainda existe o Autorun.inf:- Caso negativo: verifique no google há varias instruções como criar este arquivo.    - Caso positivo: Grave todos estes arquivos com o Autorun.inf em um CD/DVD.- Para quem tem o cd original do Office 2010, é desnecesserário os passos acima.Após as considerações acima, abra o playonlinux e siga as instruções do video do youtube citado abaixo:Link para vídeo: http://youtu.be/zNUCFiCEDb8OBS:No video aponta os menus do Playonlinux ao qual vc deve acessar, caso vc não encontre o Office 2010 em "Office" no Playonlinux, procure em "Testando"Espero que tenham o mesmo sucesso que eu!Abraços....Jonas.
        • 14th maio 2012 | Hiperativo says: Responder
          Jonas  Ainda vou testar suas sugestões. Se funcionar aqui para mim eu vou fazer 2 novos post bem detalhado de como instalar no 32 e 64bits. Obrigado pela colaboração!
          • 19th agosto 2012 | Djtornados says:
            Por favor alguem sabe me dizer por que tudo que vou instalar com winitricks me da esta mensagens? sha1sum mismatch! Rename /home/user/.cache/winetricks/gdiplus/WindowsXP-KB975337-x86-ENU.exe and try again
  2. 14th abril 2012 | Lúcio Sales says: Responder
    Esqueci de dizer que estou tentando a instalação do Office 2010 com essas orientações. Darei retorno do resultado.
    • 17th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
       Agradeço muito o retorno. Se der algo errado vai falando aqui que eu quero poder acompanhar para que todos consigam.
  3. 15th abril 2012 | Matheus says: Responder
    E ae amigo... fiz assim como descrito, mas na hora que mando “Carregador de aplicativos Windows Wine” retorna uma janela pequena "Acesso negado".
    • 17th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
      Você só tentou executar com o Wine por um DVD específico? Não tem nenhum outro ou alguma ISO que você possa testar se acontece a mesma coisa? Porque a princípio isso seria um problema de permissão. Você pode tentar dar permissão de execução e ver se executa corretamente. Me responde aqui de novo e me diz se isso resolve, caso contrário vou te dar outras sugestões.
  4. 16th abril 2012 | Jorge says: Responder
    Tentei instalar e deu um erro: dotnet20 install completed, but installed file /home/usuario/.wine/dosdevices/c:/windows/Microsoft.NET/Framework/v2.0.50727/mscorlib.dll not found onde encontro esse arquivo ou resolvo esse problema? valeu!
    • 17th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
      Cara, eu tenho o arquivo aqui e posso postar ele pra você baixar se for o caso, mas você entrou nessa pasta e viu esse realmente não existe? Outra pergunta. Esse erro aparece após a instalação da biblioteca dotnet20?
  5. 19th abril 2012 | WIlly says: Responder
     Ótimo tutorial, li passo a passo mas não vi nada relacionado a sistema 64bits e quando vou instalar o dotnet 2.0, diz que o programa não é compatível com sistema x64... resolvi não testar nenhum dos outros "dotnet" por não estar com pressa para instalar o Office 2010.. então aguardarei sua resposta para que prossiga do jeito correto =) obs: uso Ubuntu 12.04 LTS BETA 2 e a versão  Wine 1.5
    • 19th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
      Fala Willy, A situação é assim. Eu estou usando o ubuntu 11.10 64bits, meu wine é versão 1.4, e o pacote office que eu instalei é 32bits. Quando fui fazer os testes que resultaram nesse tutorial eu dei uma lida sobre isso e vi que a maturidade do wine 32bits tá melhor, então prefira usar o 32bits. Só lembrando que meu ubuntu é 64bits, mas meu wine é 32bits. E tem gente que se preocupa com ganho de performance, e por isso que usar o wine 64bits, porém na minha experiência com o office 2010 eu percebi que está muito rápido (MUITO MAIS QUE NO WINDOWS MESMO), então acho que nem se deve levar em conta a preocupação com isso. Quando sair o 12.04 eu vou refazer esses testes e ver se algo mudou, ainda mais que você também está usando a versão 1.5 do wine, né? Então não sei se foi por isso o erro que recebeu, devido a combinação UBUNTU 12.04 + WINE 1.5. Então o 12.04 sai dia 26, e refazer esses testes para a versão nova será uma das primeiras coisas que vou fazer. Abraço
      • 20th abril 2012 | WIlly says: Responder
         Opa hiperativo, obrigado pela atenção.. como sou teimoso, quis apenas testar algumas possibilidades de instalar o Office com 64bits mesmo, já que meu pacote do Office é de 64bits.. consegui instalar o msxml6 sp2 manualmente, e o dotnet4 pelo winetricks.. quando abro a instalação do Office, aparece "Erros internos, parâmetros inválidos recebidos" você sabe o que seria isso, e o que poderia resolver esse problema? obs. só por curiosidade mesmo, ja estou com o pacote office 32bits aqui e se precisar vou fazer instalação do mesmo ^^ obs2. como faço a instalação do wine 32 bits no ubuntu 64bits? (essa realmente é noob rs..)
        • 24th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
           Vamos lá Willy, não vamos desistir: 1) Tem certeza que instalou o msxml6 corretamente? Quando você acessa a tela do Winetricks ( no post é o nº 3 letra "e") aparece ele com um asterisco (*) como na imagem? link da imagem a qual eu me refiro => http://blog.kolaborativa.com/wp-content/uploads/2012/04/winectg-2.png Caso continue dando problema tente digitar na linha de comando o seguinte winetricks msxml6 Se tiver a resposta abaixo é porque tá tudo certo:  "Executing w_do_call msxml6 msxml6 already installed, skipping" Caso contrário ou vai dar algum erro ou vai instalar. Obs: Isso serve pra qualquer pacote do winetricks, só não coloquei isso no post para não complicar as pessoas, e porque geralmente no início não sabemos qual o nome do pacote, mas dá pra instalar assim tranquilamente. 2) O dotnet que tem que instalar não é o dotnet4, e sim o dotnet20, ok? 3) Sobre o wine 32 bits ou 64bits eu também tive essa mesma preocupação quando instalei. Mas pelo que eu entendi, esse modelo de instalação que eu explico no post, que é o modo padrão, já vem o wine 32bits, por isso que sabia que o 64 bits não ia rolar. Pra instalar o 64bits tem que forçar, e pegar ele no site do wine. Portanto não se preocupe, o seu wine já é 32bits rodando no ubuntu 64bits. O meu ubuntu aqui também é 64bits e funcionou perfeitamente.
          • 26th abril 2012 | Willy says:
             é cara, instalei tudo certinho conforme você indicou no tutorial, porém ao instalar o msxml ocorre este erro "This MSXML6.0 package is not supported on the currnt processor type." =/
          • 27th abril 2012 | Hiperativo says:
             Bem, como não sei a forma que ficou o sua configuração, se ainda estiver com paciência, tenta renovar e instalar tudo de novo. Desinstala o Wine e faz tudo de novo. Quando eu fiz isso pela primeira vez não funcionou, e quando desinstalei o Wine e fiz de novo funcionou perfeitamente. Tenta ai!
          • 4th maio 2012 | Matiasbola says:
            Companheiro, estou com o mesmo problema. Fuçando por aqui, vi que o wine 1.4 x64 cria duas pastas, uma x64 e outra x32 na pasta arquivos de programas. Consigo instalar alguns programas x32, mas nenhuma dll de sistema. Tentei desinstalar o wine x64 que vem com os dois padrões, mas desinslata todos os programas. O certo é desinstalar o wine x64 e baixar o wine x32 direto do site, pois por padrão o ubuntu x64 baixa o wine x64. Falou irmãos!
          • 14th maio 2012 | Hiperativo says:
            Matias, Só lembrando que esse tutorial se baseia no ubuntu 11.10, e wine 1.4. Eu já fiz alguns testes e no ubuntu 12.04 64bits parece que existem algumas incompatibilidades tanto para o wine 1.4 quanto para o wine 1.5. Porém no ubuntu 11.10 + wine 1.4 funciona perfeitamente tanto na arquietetura 32bits quanto 64bits. Até mais.
          • 27th maio 2012 | Hiperativo says:
             E aí, tudo certo? Consegui resolver o problema da compatibilidade do wine 64 bits. Fique ligado no tech4noobs, que em breve sai um tutorial detalhado para instalação do MS Office 2010 no ubuntu 12.04 com wine 1.5 Até mais!
          • 27th maio 2012 | Hiperativo says:
            E aí Willy, tudo certo? Já descobri a solução para o seu problema. Fiz testar e conseguir instalar o MS Office 2010 no ubuntu 12.04 64bits e wine1.5. Acompanhe o tech4noobs, que em breve postarei um tutorial explicando como faz, ok?
      • 22nd dezembro 2012 | ernesto says: Responder
        hey precisso de sua ajuda eu tenho window ultimate sin office office foi removido 2007 agora pretendo colocar 2010 pro. plus ele recarrega e para na metade y aparcese onde adicionar arquivo eu dou alguma opcao mas recusa dizendo eh invalido e fica na metade continua recursando a instalacao do disco qualquer ajuda no email ernesto_rossello@hotmail.com obrigado
  6. 24th abril 2012 | Luiz Alfredo Zenon da Mata Caf says: Responder
     Oi hiper4tivo, Gostei muito do post. Achei muito útil. To só esperando o ubuntu 12.04 sair pra instalar tudo do zero na máquina. Eu uso mais o broffice, mas no trabalho o pessoal prefere trabalhar no microsoft office. Então há problemas de configuração, quando abre o mesmo arquivo no broffice e no microsoft. Preferi optar então usar o microsoft pelo wine e deu certo. Duas coisas gostaria de perguntar: Vc consegue abrir duas tabelas do excel ao mesmo tempo? O powerpoint conseguiu rodar? Valeu
    • 25th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
      Fala Luiz! Como eu já disse, comigo funcionou tudo igualzinho, e ainda bem mais rápido do que quando instalado no windows. Talvez a primeira vez demore a abrir, mas depois fica bem rápido. Recomendo que você instale e teste. Quando sair o ubuntu 12.04 eu vou fazer os mesmos testes, porém imagino que essa estrutura deverá ser mantida e funcional, visto que o programa que temos que roda (no caso o Office 2010) continua sendo o mesmo, e necessita das mesmas bibliotecas.
      • 29th abril 2012 | Luiz Alfredo Zenon da Mata Caf says: Responder
        Hiperativo, Rodou muito bem aqui o word, excel e powerpoint. Vai uma dica aqui: O wine, por padrão, simula o windows XP. Eu tinha colocado pra simular o windows 7 e não estava conseguindo. Depois que eu coloquei pra simular o XP, funcionou perfeitamente.
  7. 25th abril 2012 | Lucio Sales says: Responder
    Hiper4tivo, Consegui instalar com sucesso em dois computadores. Segunda-feira, porém, quando fui fazer num terceiro computador, o retorno do comando de instalação do wine 1.3 indicava que não havia candidato para instalação e que estava disponível a versão 1.5. Ontem, ao tentar de novo, já não havia mais a versão 1.5 nem a 1.4. Só permitia a instalação da 1.3. O que será que está havendo?
    • 25th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
      Olá Lúcio, Que bom que você já conseguiu em alguma máquina. Estava começando a achar que tive sorte de ser o único a conseguir ou que apenas comentaram aqueles que não conseguiram... hehehe Bem, se você prestar atenção, no tutorial eu mostrei que embora ele seja a versão 1.4, o comando para instalar ele é: sudo apt-get install wine1.3 Sera que a questão não é essa? Faz o seguinte, dá o comando "wine --version" e me diz qual a resposta veio, ok?
  8. 26th abril 2012 | Roniotallufms says: Responder
    CARO HIPER4TIVO, TENHO UM NETBOOK HP 210 1030 MINI, 1 GB  DE RAM, HD 120 GB, PROCESSADOR DE 1.6 GHZ, CARA FIZ CONFORME SUAS INSTRUCOES, DEU CERTINHO, SO QUE NA HORA DE INSTALAR PELO .EXE DO OFFICE 2010 DIRETO DO DRIVE DE CD/DVD DEU UMA MENSAGEM DE ERRO. FIZ DA SEGUINTE FORMA: COPIEI O CD PRA DENTRO DE UMA PASTA, AI SIM PELO WINE DEU CERTO EXECUTAR A INSTALACAO...RODANDO BELEZA....UM POUCO LENTO MAS COM UM HARDWARE DESTE, FAZER O QUE NEH.....FICA A DICA... ABRACO, ]
    • 27th abril 2012 | Hiperativo says: Responder
      Olá Roniotallufms, Pois é, a instalação que eu fiz também com o arquivo dentro da pasta. Obrigado pelo feedback sobre isso! Pode ser que no CD/DVD possa ter dado algum problema de permissão. Pois é, como você falou pode ter ficado lento por causa do seu hardware, mas é provável que no Windows (se for o Vista então nem se fala) ficaria ainda mais lento.
  9. 4th maio 2012 | Heitor Vital says: Responder
    PERFEITO O POST. Obrigado! Só tive um problema durante a instalação do office - por causa de conflito com algum outro programa que tinha instalado [acredito que foi o VirtualBox], a área de texto para digitar o Product Key do Office não pegava foco e, por causa disso, não dava completar a instalação do mesmo. Dei uma procurada na net e encontrei esses passos para resolver o problema: 01. No terminal, vá para pasta system32  > cd ~/.wine/drive_c/windows/system32 02. Renomeie os arquivos richedit32.dll e richedit20.dll para fazer backup deles. > mv richedit32.dll richedit32.bak > mv richedit20.dll richedit20.bak 03. Baixe o richedit30.exe [http://media.codeweavers.com/pub/crossover/office/support/richedit30.exe] e salve-o na pasta system32 04. Abra o richedit30 pelo wine >wine richedit30.exe ##PRONTO## Referencias: http://askubuntu.com/questions/54761/install-office-2007-using-playonlinux-wine-will-not-allow-to-enter-cdkey http://thesorcerer.wordpress.com/2007/10/07/guide-how-to-install-microsoft-office-2003-in-linux/
    • 14th maio 2012 | Hiperativo says: Responder
       Heitor, obrigado pela colaboração! Valeu mesmo. Abraço.
  10. 13th maio 2012 | Raphael Castro says: Responder
    Aqui eu clico no setup.exe do office depois de configurar o wine/winetricks e nada acontece. :/
    • 14th maio 2012 | Hiperativo says: Responder
       Valeu, Raphael Obrigado pelo feedback! Abraço.
  11. 15th maio 2012 | Henrique says: Responder
    Muito bom, parabéns pelo tutorial!
  12. 16th maio 2012 | Felipe says: Responder
    Deu certinho valeu cara!!!
  13. 18th maio 2012 | Marcone says: Responder
    Fiz todo o processo acima, no entanto quando vou fazer o 4º passo, ao clicar em "Abrir com" --> "Carregador de aplicativos Windows Wine", nada acontece... Estou usando o Ubuntu 12.04 x64 e Office que estou tentando instalar no Wine 1.4 é o 2010 x64. Alguma luz?
    • 21st maio 2012 | Hiperativo says: Responder
       Então, Marcone Esse tutorial é focado no ubuntu 11.10 Eu testei aqui e detectei problemas para fazer esse tutorial funcionar na versão 64bits do Ubuntu 12.04. Estou tentando algumas alternativas, e espero em breve fazer um post equivalente a esse para o ubuntu 12.04 + wine 1.5. Até mais.
      • 22nd maio 2012 | Marcone says: Responder
        Tranquilo, Hiperativo. Vou tentar aqui também descobrir alguma forma, caso consiga, faço o feedback por aqui!
  14. 21st maio 2012 | Eliza Helena says: Responder
    Gostaria primeiramente de parabenizá-lo pelo tutorial. No entanto estou com problemas ao abrir o MS Word pois aparece o seguinte erro: "Erro Interno - parâmetros inválidos recebidos". Deu uma olhada nas dúvidas abaixo e vi que já tiveram esse mesmo problema. Digitei o comando que você solicitou: "winetricks msxml6" e está tudo certo aparece a mensagem "Executing w_do_call msxml6 msxml6 already installed, skipping". Percebi que o erro aparece quando tendo executar um arquivo do word que contém mala direta. No aguardo!
    • 21st maio 2012 | Hiperativo says: Responder
      Olá Eliza, Qual sua versão do ubuntu e do wine?
    • 21st maio 2012 | Alberto Haystem says: Responder
       abre o word executando pelo terminal e veja quais são as saidas de erro q aparecem muitas das vezes ajudam na resolução do problema e facilitaria para que pudessemos te ajudar! Tente abrir algum documento com mala direta e veja o que ocorre pelo terminal! Eu faço isso quando quero executar algum programa ou jogo q acabei de instalar!
    • 22nd maio 2012 | Alberto Haystem says: Responder
       EU posto aki meu pequeno blog para ajudar pessoas como EU que não sabem muito de linux mas corre atras de informação e quando consegue ajuda postando para ajudar os outros também! Espero que ajude pessoas como eu!! Quem quiser ajudar relatando sua experiência pode ajudar o blog! La tem como instalar o wine e configurar ver se ajuda olalinux.blogspot.com.br
  15. 21st maio 2012 | Alberto Haystem says: Responder
    'simples
  16. 21st maio 2012 | Alberto Haystem says: Responder
    É simples ao criar a configuração do wine no ubuntu instale o ia32-libs no ubuntu 64 e depois pelo terminal digite: $ WINEARCH=win32 winecfg e ele vai criar a configuração automática em 32 bits... vlw braços
    • 21st maio 2012 | Hiperativo says: Responder
      Quais as versões do ubuntu e do wine você usou para fazer isso? Vou testar aqui, e se funcionar vou fazer um post focado no ubuntu 12.04 + wine 1.5 e coloco com créditos a sua dica, ok?
    • 21st maio 2012 | Eliza Helena says: Responder
      Fiz o que você indicou e não funcionou. O meu ubuntu é 12.04 32bits.
      • 21st maio 2012 | Hiperativo says: Responder
        Olá Eliza. O que o Alberto indicou era pra rodar o wine 32bits em um sistema 64bits. Esse tutorial foi testado por alguns leitores aqui do tech4noobs na versão 12.04 32bits do ubuntu. Só pra tentar ajudar, você só tem outras iso pra testar a instalação? É que houveram casos em que alguns tinham uma iso que não funcionou, e após trocar conseguiram.
      • 21st maio 2012 | Alberto Haystem says: Responder
        O que eu indiquei era para instalar a versão em ubuntu 64 bits ja q o wine não instala o netframework sem fazer essa configuração de antes!
  17. 11th junho 2012 | isaac says: Responder
    Boa noite! Agradecido, pela ajuda. A única modificação que fiz, foi somente instalar o wine direto centra de programas do ubuntu. Do passo três em diante segui a sua dica deu tudo certo. obrigado e sucesso.
  18. 12th junho 2012 | Luis Claudio says: Responder
    Parabéns cara!!! Tutorial muito bem feito!! Funcionando perfeitamente no Ubuntu 12.04 32 bits.
  19. 18th junho 2012 | Will Oliveira says: Responder
    Cara, muito obrigado!!! faz muito tempo que eu tentava instalar o office no ubuntu!!! queria migrar pro linux e uma coisa que eu gostava do windows era o pacote office, e hoje graças a voce posso usa-lo no linux!!
    • 18th junho 2012 | Hiperativo says: Responder
       Muito obrigado Will Oliveira É muito gratificante comentários como esse seu e dos demais usuários (já aproveitando esse pra agradecer ao feedback de todos) Fique ligado pois em breve postarei como fazer isso no ubuntu 12.04 com wine 1.5, também em sistemas 64bits. Até mais.
  20. 20th junho 2012 | Malui says: Responder
    Boa noite...   fiz esse tutorial e funcionou no vmware...   quando instalei em um PC deu pau...  não consegui...   Estou afim de formatar meu PC...  dai estou baixando a versão 12.04 do ubuntu 64 bits e tenho o instalador 64btis do office 2010... Esse tutorial funciona para essas opções...   ou você recomenda que eu baixe a versão 32 bits do ubuntu ou do office... e pelo que vi existe a versão 64 bits do wine???   o quer vc recomendaria nessa situação... Obrigado e até mais...
    • 20th junho 2012 | Hiperativo says: Responder
      Bem, é o seguinte. Esse tutorial é sobre instalar o office no ubuntu 11.10 e com o wine 1.4, independente de a arquitetura é 32 ou 64bits. No Ubuntu 12.04 e wine 1.5 essa questão muda um pouco. Eu estou devendo o post dessa combinação e em breve farei, mas já adiantando mesmo que você tenha o ubuntu 64bits instalado na sua máquina (que também é o meu caso) você terá que fazer uma instalação do wine 32bits, pois no wine 64 bits você terá dificuldades em instalar as dependências como por exemplo o dotnet 2.0. Eu sei que estou devendo e pretendo fazer um post detalhado o quanto antes.
  21. 14th julho 2012 | Rafael says: Responder
    Ola para de deu um erro na hora da instalação do office que diz: linguagem de instalação não suportada como corrigir este erro?
    • 20th agosto 2012 | Ersan says: Responder
      Estou com o mesmo problema que você, de alguma forma você conseguiu resolver? Ersan
  22. 14th julho 2012 | Majrenato says: Responder
    Excelente tutorial, parabéns muito didático. Instalei sem problemas.
  23. 16th julho 2012 | Eduardo says: Responder
    usando o Ubuntu x64 não deu. Instalei a biblioteca 32bits e usei CHroot, também não deu. Wine 1.4 e 1.5.4 não funcionaram. $ WINEARCH=win32 winecfg, também não funcionou. Em resumou, o WINE não ta rolando por causa da instalação 64bits. Já desinstalei e reinstalei de diversos jeitos com tutoriais diferentes e nenhum funcionou. Tentei usar o PON (playonlinux) mas ele não consegue encontrar o cd de instalação.
  24. 20th julho 2012 | Fabiano_fms says: Responder
     Opa.. deu certo.. vlw
  25. 22nd julho 2012 | Joelson Freitas says: Responder
    No passo inicial dotnet, não passou pois utilizo a versão ubuntu 12.04 LTS de 64 bits, gostaria de saber se tem outra forma, ou uma outra versão para utilizar para a plataforma de 64 bits.
  26. 16th agosto 2012 | Cassio Talle says: Responder
    Eu estou com esse problema do Joelson, já tentei de várias formas mas até agora sem sucesso. Estou usando o Ubuntu 12.04 64bts e wine 1.5.10. Já fiz   $ WINEARCH=win32 winecfg,  e também não funconou. Realmente pelo o que me parece o Office 2010 por enquanto não roda no ubuntu 64bts, se alguém  conseguir posta aí!
  27. 20th agosto 2012 | Pedro says: Responder
    olá eu tentei fazer como no tutorial mas sempre me retorna a mensagem: sha1sum mismatch! Rename /home/user/.cache/winetricks/dotnet20/dotnetfx.exe and try again. será que alguem pode me dar uma força?? Desde já agradeço!!
  28. 29th setembro 2012 | Faquir says: Responder
    Cara, deu tudo certo, menos o passo 4... Eu seleciona open with wine windows program louder mas ele simplesmente...... nao abre! Até dei um $ top |grep wine  enquanto clicava pra ver se dava alguma coisa, até apareciam uns gatos pingados na tela do terminal mas não passa disso... Valeu!
  29. 17th novembro 2012 | carlos says: Responder
     Segui os  comandos instalei td e marquei as opções ,,só que quando vou salvar o documento no word ele diz> que preciso instalar uma versão mais recente do windows. O que fazer agora..instalei o office 2007 em uma maquina 64bits, será esse o problema? Até mais,
  30. 28th janeiro 2013 | Sergio says: Responder
    Funcionou, mas a riched20 como embutida, depois nativa. Deixando do jeito que tem no seu screenshot, não era possível digitar a chave do produto. Instalei uma das licenças que adquiri do Office 2010 home/student. Valeu pelas dicas. Está tudo fncionando.
  31. 25th fevereiro 2013 | Leoservo says: Responder
    Olá, bom dia! obeci todos os passos deste tutorial..., porém, ao tentar instalar o office2010, apresentou a seguinte msg: "É necessária uma versão de o Windows mais recente". Por favor, se houver solução, me ajude. Desde já, agradeco!
  32. 29th março 2013 | Helen Paula says: Responder
    Estou com o Linux Mandriva, tenho compatibilidade para instalar o office 2010????

Join the Conversation