Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601

Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/crian734/public_html/blog.kolaborativa/wp-includes/plugin.php on line 601
Conhecendo as versões do Firefox (Nightly, Aurora, Beta e Estável) - Kolaborativa

Conhecendo as versões do Firefox (Nightly, Aurora, Beta e Estável)

 

É surpreendente como temos visto liberações rápidas das últimas versões do Firefox recentemente. O pessoal da Mozilla Foundation está se movendo mais rápido, o que poderia levar a pergunta óbvia: “como eles estão conseguindo isso?”. Tudo isso tem haver com a organização e processo adotado por eles.

Foram definidas novas etapas de desenvolvimento do navegador que seguirá a ordem “Firefox Nightly”, “Firefox Aurora”, “Firefox Beta” e, finalmente, a versão estável. Juntamente foram criados novos ícones para diferenciar cada uma das versões, com promessas de visual renovado, incríveis novos recursos e supervelocidade..

As versões NightlyAurora são indicada para propósitos de testes apenas, destinada a quem deseja colaborar com o desenvolvimento do Firefox (e pra quem não aguenta esperar para conhecer as novidades, assim como eu! :D).

Antes que você fique confuso com tantas versões na hora de escolher, vamos conhecer um pouco cada uma:

Firefox Nightly

Anteriormente esse canal era conhecido como Minefield e usava o ícone de uma bomba (uma alusão à um campo minado, que pode explodir a qualquer momento).

Essa versão foi renomeada para Nightly, por conter builds noturnos e ser responsável pelas últimas novidades que são liberados sem rigoros testes, e pelos códigos ainda quentes por terem sido escritos apenas algumas horas antes.

Podemos analisar que em suas ultimas versões o Nightly tem enchido os olhos com melhorias no consumo de memória, se tornando cada vez mais leve.

O resultado final é uma construção muito instável sendo indicadas apenas para os desenvolvedores e entusiastas.

Firefox Aurora

O canal Aurora vai ser um meio termo entre o Nightly e o Beta. A Mozilla fez isso para disponibilizar nesse canal versões específicas do Firefox que contenham as últimas funcionalidades e inovações criadas por eles.

É altamente indicado para quem quer ter um vislumbre e olhar para o futuro do Firefox.

E diferente do Nightly, as versões disponibilizadas no Aurora passarão por um controle de qualidade da Mozilla antes de serem publicadas, o que torna as coisas bem mais interessantes. Consumindo cada vez menos memória e tendo mais velocidade esse é o caminho de sucesso.

Firefox BETA

Não poderia chamar de estabilidade, mas é nessa versão que estamos próximos do que virá. Mais tranquilizado que as versões NightlyAurora, bugs importantes foram eliminados na transição.

Para quem quer aproveitar as últimas funcionalidades com mais estabilidade e enviar sua opinião para ajudar a refinar e polir o que estará na versão final.

Firefox FINAL

Recheado sempre com novidades que tornam o Firefox o que ele é, podemos destacar dentre as ultimas novidades introduzidas: Navegação facilitada, alto desempenho, segurança, avançada, personalização poderosa, um Passo à frente, acesso universal. Essas são umas das 

Conhecendo melhor o processo

Uma nova funcionalidade implementada hoje que já pousa no Firefox Nightly, pode ser entregue a nossos usuários na versão Firefox Final em 12 a 18 semanas, não meses ou anos. Incrivelmente, esse mesmo processo que está dando a agilidade, também está dando uma maior robustez. Testes e estabilização de cada versão em audiências cada vez maiores ajudam a localizar e corrigir erros no início, e construir a confiança na qualidade de cada versão.

Uma parte importante do processo, é que uma liberação individual é de 6 semanas de desenvolvimento seguido por 12 semanas de estabilização. Como nesse exemplo:

Um novo trabalho não pousa diretamente no Aurora e Beta. Em vez disso, esses canais se concentram exclusivamente no trabalho com a comunidade heróica e crescente de testadores para detectar eventuais problemas inesperados introduzidas durante o desenvolvimento, e depois resolvê-los. Olhando para este diagrama, você pode muito bem concluir que vamos ter um release pronto a cada 18 semanas.

Enquanto isso Aurora e Beta mantém seu foco na estabilização e testes, porém, muitos desenvolvedores podem passar para um novo trabalho. Se tomarmos um passo atrás e olharmos para o quadro abaixo, isto é o que realmente acontece:

Tá, e os complementos como ficam?

Nesse ponto, é recomendável sempre a versão final do Firefox, pois é nele que estão concentrados os esforços para o correto funcionamento dos complementos. Mas tente sempre ter em mente que muitas vezes nem a versão final do Firefox que acaba de ser lançada é totalmente compatível com todos os complementos que você por ventura venha usar. Então faça você mesmo os testes e decida em qual você ficará mais confortável.

Qual a versão do Firefox escolher?

Atenha-se a versão mais estável, mas nada te impede de se arriscar e conhecer também as novidades das outras versões.

Instalando a versão mais recente (atualmente Firefox 6)

Também fiz um post ensinando como instalar, acesse: Instalando o Firefox 6 via repositório no Ubuntu 11.04 e no ArchLinux

Espero que tenham entendido e até a próxima galera!

Author Description

dodilei

Dizem que falo comendo as palavras, mas o que gosto de comer é um bom paniqueijo! além de OpenSource, Linux, Python e Javascript! :D

There are 3 comments. Add yours

  1. 16th dezembro 2011 | HGil says: Responder
    Eu vi em algum blog gringo que tem uma versão UX segue o link: http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-ux/ Segundo o que li é uma versão onde as possíveis modificações na interface são realizadas. Estou usando agora e tem algumas pequenas diferenças comparadas a versão nightly que uso direto no aptosid e é muito mais leve e rápida que a versão 8 estável. Fica a dica/sugestão de ser implementado no blog o sistema de feedback dos comentários. Gosto de ser notificado quando surge algum comentário novo. Att Gil
  2. 30th agosto 2013 | paulo says: Responder
    essa versão ai firefox-26.0a1.en-US.win32.installer.exe tem como coloca em pt-br amigo

Join the Conversation