Multimidia e Codecs no Fedora 15

MP3 e Player de Audio

OBS: Para instalar vários pacotes a seguir você deve ter o repositório RPM Fusion habilitado.

  • Instalando os Repositórios Free e Nonfree

Temos dois repositórios de software em separado:

free – para a distribuição softwares Open Source (como definido pelo Fedora Licensing Guidelines), mas o Fedora não envia por outros motivos.

nonfree – para a distribuição de softwares que não é Open Source (como definido pelo Fedora Licensing Guidelines), o que inclui o software com código-fonte disponível publicamente que “não tem fins comerciais”.

A primeira vez que você tentar reproduzir um arquivo mp3 no Totem Movie Player, ele vai pedir para você procurar o decodificador MP3. Enquanto você tiver habilitado o repositório RPM Fusion como mencionado anteriormente, vai encontrá-lo e instalá-lo automaticamente. Apenas isso! Saiba como fazer isso e muito mais! continue lendo abaixo.
  • Para adicionar o suporte de áudio mp3 digite no terminal:

  • Rhythmbox

O Rhythmbox ja é um mp3 player melhor do que o Totem, e é o player padrão do Fedora 15. Você pode encontrá-lo em Aplicações -> Som e Vídeo -> Reprodutor de Música Rhythmbox.

  • Audacity

O audacity permite você gravar sons diretamente ou importar arquivos em vários formatos. Ele possui alguns efeitos simples, todos os recursos de edição necessários.

DVD e players de Video

OBS: Para instalar vários pacotes a seguir você deve ter o repositório RPM Fusion habilitado, conforme descrito aqui. Se você tiver muito provavelmente você será solicitado a busca automaticamente para os codecs necessários. Eles serão automaticamente instalados. Tão simples como isso!

  • Reproduzir DVDs

A fim de reproduzir DVDs você precisa instalar os codecs apropriados.

Esses arquivos são o suficiente para tocar seu DVDs não criptografados. No entanto, se você deseja descriptografar um DVD criptografado você irá precisar de bibliotecas libdvdcss, que não está incluído no RPM Fusion por causa de questões legais em alguns países como os EUA. Conforme mencionado no RPM Fusion.

 

Opiniões entre os membros da RPM Ffusion divergem sobre a legalidade do libdvdcss, no entanto, ninguém está pronto para atestar que retomar as responsabilidades legais.

Portanto libdvdcss está sendo abandonado. Veja também os comentários sobre questões jurídicas no link acima. Então, nós temos que esperar e ver qual solução eles apresentar.

OBS: Livna poderia ser uma solução temporária.

  • Reproduzir Videos

Quando você tenta abrir um arquivo de vídeo com o Totem Media Player ele irá pedir para procurar os codecs necessários. Eles serão instalados automaticamente! Se você tiver configurado os pacotes adicionais mp3 que foram instalados como dependências. Estes pacotes incluem codecs de vídeo como o ffmpeg xvidcore e outros.

Para verificar alguns se possui eles:

  • Totem

No Fedora 15 o Totem Movie Player já vem instalado. Mas se você quer reproduzir arquivos de DVD também com ele:

  • SMPlayer

Eu prefiro o smplayer (GUI do mplayer) para reprodução de vídeo. Ele suporta quase qualquer tipo de vídeo, legendas externas, bem como a reprodução de DVD, enquanto você tem os codecs necessários instalados conforme indicado anteriormente.

Open smplayer from Applications -> Sound & Video -> SMPlayer

  • VLC

VLC (Video Lan Client) suporta quase qualquer tipo de vídeo sem a necessidade de instalar codecs externos.

Editor de vídeo

  • Kdenlive

O Kdenlive é um famoso e eficaz editor de vídeos, em português.

Author Description

dodilei

Dizem que falo comendo as palavras, mas o que gosto de comer é um bom paniqueijo! além de OpenSource, Linux, Python e Javascript! :D

There are 5 comments. Add yours

  1. 27th maio 2011 | mei says: Responder
    Putz, salvou a minha madrugada (eu ia formatar e voltar a usar Ubuntu). Muito bom trabalho, adicionei o site nos favoritos =)
  2. 27th maio 2011 | marco aurelio says: Responder
    cara, consegui instalar quase tudo, menos o totem-xine e totem-gstreamer que o yum nao conseguiu achar esses pacotes, os outros instalaram corretamente e as regras do CHCON nenhum encontrou o caminho especificado, estou usando o fedora 15 86_64
    • 27th maio 2011 | @fedoradicas says: Responder
      Atualizei o post tirando esses pacotes que não são mais usados...
  3. 28th maio 2011 | Jeronimo Alves says: Responder
    Alguém pode aqui me orientar como instalar o Java Sun (jre) no Fedora. O problema é que preciso usar o programa da Nota Fiscal Eletrônica que só funciona com java sun. email: jeronimo.informatica@gmail.com

Join the Conversation